INFORMATIVO SEAM 052/2012 17 de Dezembro de 2012 - AMANHÃ DIA 18/12/2012- TERÇA-FEIRA AS 13:00 HORAS, MOBILIZAÇÃO DOS SERVIDORES MUNICIPAIS EM APOIO AO REAJUSTE DE 11,46% - HADDAD QUER TROCAR CORONÉIS POR ENGENHEIROS NAS SUBPREFEITURAS - PRESIDENTE DA SEAM ENVIA CARTA AO FÓRUM DOS LEITORES EM RESPOSTA A REPORTAGEM

Entidades Sindicais e Associativas convocam todos os servidores para comparecerem na Câmara Municipal em apoio ao substitutivo do PL 155/2012 (0,01%).

—– Original Message —–
From: FASP
To: SEAM
Sent: Friday, December 14, 2012 3:16 PM
Subject: PL 155/2012

Senhoras e senhores,

Presidentes e diretores das Entidades filiadas à FASP.
Encaminho o e-mail abaixo por concordar com o assunto, por ser de relevância aos nossos propósitos e, pelo mesmo trabalho que a FASP vem fazendo nesses últimos dias, solicito às senhoras e senhores que encaminhe aos seus filiados para, nos termos proposto pelo colega de luta e diretor do Sindsep, Sergio Antiqueira,(ou com alterações que se fizerem necessárias) retransmitam o e-mail abaixo.
Nesta data estou encaminhando pela FASP o mesmo pedido.

Abraços,
Manoel
FASP

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Reajuste de 11,46%: pressão para aprovar o PL 155

Sindicato convoca trabalhadores para a Câmara na 3ª feira

Nesta quinta-feira, dia 13, a diretoria do SINDSEP e vários representantes sindicais estiveram presentes na Câmara Municipal para cobrar dos vereadores a aprovação do substitutivo do PL 155 aprovado pela Comissão de Administração Pública. O substitutivo considerou a proposta do SINDSEP de substituir os reajustes de 0,01% propostos por Kassab pelos índices de correção inflacionária de 6,55% a partir de 1º de maio de 2011, e de 4,61% a partir de 1º de maio de 2012, os quais, acumulados, correspondem a um reajuste de 11,46%.
Há a necessidade ainda da aprovação da Comissão de Finanças, cuja relatoria está nas mãos do Vereador Francisco Chagas, além de duas votações com intervalo de 48 horas. Com a presença dos trabalhadores nas galerias da Câmara, nesta quinta, o PL 155 entrou no debate entre os Vereadores que aproveitaram para trocar acusações entre as bancadas do governo que se encerra e do que se inicia. Houve a proposta de se aprovar nas sessões daquela tarde, porém, todas as sessões caíram por falta de quórum. O momento delicado da Câmara, com 40% de não reeleitos, e indefinição na composição de bancadas que apoiam o próximo governo ou o atual, por um lado dificultam a aprovação de qualquer projeto, por outro fragiliza posições contrárias aos trabalhadores. Mas é contra o tempo que lutamos, pois, corremos o risco de vermos os trabalhos dos Vereadores se encerrarem na próxima semana com a aprovação da lei orçamentária para 2013, e sem votação do reajuste.

Dessa forma, é fundamental que os servidores atendam à convocação do sindicato para lotarmos a Câmara no dia 18 às 13 horas. Vamos visitar as lideranças e preencher as galerias para que aprovem os reajustes de 2011 e 2012.

HADDAD QUER TROCAR CORONÉIS POR ENGENHEIROS NAS SUBPREFEITURAS
quinta-feira, 13 de Dezembro de 2012
METRÓPOLE

Servidores devem assumir 31 regionais temporariamente; vereadores do PT reagem.

Diego Zanchetta – O Estado de S. Paulo

SÃO PAULO – Empenhado em concluir seu secretariado e definir nomes para comandar empresas e autarquias do Município, o prefeito eleito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), vai trocar os coronéis da reserva de Gilberto Kassab (PSD) por engenheiros de carreira nas 31 subprefeituras da capital. A medida temporária já criou, no entanto, o primeiro atrito entre Haddad e a bancada do PT na Câmara Municipal.

Informados na segunda-feira, 10, sobre a decisão do prefeito em reunião com o novo secretário de Coordenação das Subprefeituras e hoje líder do partido na Câmara, Chico Macena (PT), parlamentares petistas, como Ítalo Cardoso, Senival Moura, Alfredinho e Juliana Cardoso, ficaram revoltados.

Pressionado desde novembro pelos petistas a definir os quadros do partido que vão assumir cargos de subprefeitos, Haddad argumentou aos vereadores que não teria tempo de fazer a composição política das subprefeituras até o dia 31 deste mês.

Macena justificou a decisão como provisória e disse que o prefeito continuaria analisando algumas indicações já feitas por aliados do partido. Haddad quer pessoas com trânsito nos movimentos sociais e que tenham ficha limpa. Ele também vai dar preferência para a indicação de políticos que residam na região da subprefeitura.

As justificativas do prefeito pouco convenceram. Até José Américo (PT), candidato indicado por Haddad à Presidência do Legislativo, ficou contrariado. Para a bancada petista, os engenheiros de carreira não têm contato com a comunidade nem com os movimentos sociais. “Não muda nada trocar um coronel por um engenheiro de carreira. O subprefeito vai continuar sem conhecer as verdadeiras demandas da população”, disse um petista na reunião da bancada com Macena.

Estratégia. Após concluir seu secretariado, o que pode ocorrer até o fim desta quinta-feira,13, Haddad vai negociar o comando da São Paulo Turismo (SPTuris), do Serviço Funerário, da São Paulo Transporte (SPTrans) e do Departamento de Iluminação Pública (Ilume), entre outras autarquias e empresas.

Partidos que devem compor a base governista na Câmara, como o PR e o DEM, também esperam ser contemplados com subprefeituras.

O vereador Milton Leite (DEM), por exemplo, um dos principais líderes da Casa, assinou apoio à candidatura do PT à Presidência da Câmara. Como contrapartida, espera indicar o subprefeito de M’Boi Mirim, na zona sul. Senador suplente de Marta Suplicy (PT) no Senado e líder do PR na capital paulista, Antonio Carlos Rodrigues quer a Subprefeitura do Campo Limpo, também na zona sul.

O partido do prefeito Gilberto Kassab, o PSD, também poderá fazer indicações. O vice-presidente da Câmara, Antonio Goulart (PSD), já avisou que tem lideranças na região da Capela do Socorro com capacidade para assumir a subprefeitura da região.

Fonte:http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,haddad-quer-trocar-coroneis-por-engenheiros-nas-subprefeituras,973136,0.htm

PRESIDENTE DA SEAM ENVIA CARTA AO FÓRUM DOS LEITORES EM RESPOSTA A REPORTAGEM

Fórum dos Leitores
16 de dezembro de 2012
O Estado de S.Paulo

CORONÉIS POR ENGENHEIROS

Conforme matéria publicada no jornal O Estado de S. Paulo de 13/12 – caderno Cidades/Metrópole, página C5 -, queremos ressaltar a importância da nomeação de engenheiros e arquitetos de carreira para os cargos de subprefeitos da Prefeitura de São Paulo. A se confirmar esta notícia, seria um passo importante para a cidade de São Paulo, pois além de serem profissionais cuja especialidade esta diretamente ligada aos tipos de serviços prestados pelas subprefeituras, também possuem a formação de administradores e gerenciadores. Os engenheiros e arquitetos de carreira estão familiarizados com os problemas das regiões em que trabalham e cabe a eles o gerenciamento dos serviços e a solução dos problemas da população, principalmente em situações de emergência por enchentes, sinistros, desabamentos, relocação de famílias, além dos serviços de manutenção de vias públicas, piscinões, ordenamento do uso do solo, meio ambiente etc. São funcionários de carreira conhecedores de toda legislação municipal e profissional, conhecimento fundamental para um Subprefeito. Temos exemplo do passado, quando a maioria dos Administradores Regionais eram engenheiros e arquitetos de carreira, onde os problemas tinham soluções mais eficientes, pois 80% dos serviços das Subprefeituras são correlatos a área técnica, em consequência desses trabalhos de alto nível técnico e administrativo, os contribuintes eram mais bem atendidos. Desta forma o prefeito terá o necessário respaldo e a colaboração para a solução dos enormes problemas que esta cidade tem, por isso não podemos concordar em que: “Não muda nada trocar um coronel por um engenheiro de carreira”. Muito pelo contrário, são carreiras típicas de estado que tem total conhecimento e compromisso com a estrutura publica municipal. Os coronéis têm outra formação, importante na área de segurança pública, pois, considerando o inverso, seria a mesma coisa colocar engenheiros ou arquitetos para comandar tropa de choque da Polícia Militar!

Enéas José Arruda Campos, presidente da Associação dos Engenheiros Arquitetos e Agrônomos Municipais de São Paulo seam@seam.org.br

Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,forum-dos-leitores,974172,0.htm