INFORMATIVO SEAM 063/2015 20 de Agosto de 2015

AUDIÊNCIA PÚBLICA  NA CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO NESTA QUARTA-FEIRA DIA 19/08/2015 SOLICITADA PELA SEAM ATRAVÉS DO OFICIO 01/08 – SEAM/2015 (anexo)
E PUBLICADA NA PAUTA DA 20ª REUNIÃO ORDINÁRIA DE 2015 DA CCJ (anexa) DO DIA 12/08/2015

Realizou-se nesta quarta-feira dia 19/08/2015, Audiência Pública da CCJ da Câmara Municipal de São Paulo a pedido da SEAM com  total apoio do SASP, para debater o PL 305/2015 (subsídio) do governo que trata da reestruturação de nossas carreiras, onde estiveram presentes mais de 600 colegas que lotaram o Salão Nobre do 8º andar e também o saguão de entrada da Câmara Municipal, demonstrando a maior mobilização já realizada por nossa categoria, dando exemplo de unidade e força, contribuindo decisivamente para o entendimento do legislativo em relação aos nossos anseios.

Estiveram presentes colegas de todos os níveis de nossa carreira: inicial, meio, final e aposentados, demonstrando que temos o apoio unanime de nossa categoria sobre o pleito de vencimentos, portanto, a mesma está de parabéns pela coesão e participação, respondendo plenamente ao chamado para o evento solicitado pela SEAM,  dando todo o apoio a esta verdadeira batalha em campo oficial, em uma verdadeira atuação democrática.

“Aguardamos que nossos interlocutores políticos, diante desta demonstração, tenham todo o sucesso para a aprovação de nosso substitutivo.”

Relato da sessão:

Abriu a sessão o presidente da CCJ, vereador Alfredinho, que leu a ordem do dia e a seguir passou a palavra para o Secretário Municipal da Gestão Valter Correia que iniciou expondo os interesses do governo  afirmando que o sistema de subsidio “veio para ficar”,  abrindo mão da leitura do PL.

A seguir o presidente da mesa passou a palavra aos vereadores presentes que fizeram os seguintes pronunciamentos:

  • Vereador Aníbal de Freitas: Defendeu o projeto substitutivo em forma de vencimentos, criticando as administrações municipais que não reconhecem a importância da engenharia e arquitetura municipal. Após longo comentário em defesa de nossa categoria, tendo se identificado como engenheiro municipal de carreira;
  • Vereadora Sandra Tadeu: Também se manifestou com veemência a favor do substitutivo em forma de vencimentos, defendendo os interesses de nossa categoria;
  • Vereador Arselino Tatto – Líder do Governo: se manifestou por alterar alguns pontos do PL 305/2015, a critério do Secretário da Gestão;
  • Vereador Nelo Rodolfo: Muito esperado pelos presentes, pois ele tem conduzido junto as lideranças da Câmara e junto ao executivo nossos pleitos. Em seu pronunciamento criticou duramente a falta de sensibilidade em atender as legitimas reivindicações dos engenheiros e arquitetos municipais e que os vereadores não votarão o PL 305/2015 do governo. Se posicionou pela defesa de um Projeto substitutivo em forma de vencimentos conforme proposto pelas entidades, pois na forma em que se encontra o projeto do governo, exclui os colegas que estão em final de carreira e os aposentados, sendo isso inadmissível. Foi aplaudido em pé pela unanimidade dos presentes em apoio ao seu pronunciamento.

 A seguir o presidente da mesa, passou a palavra aos presentes inscritos a se pronunciarem:

  • Eng. João D’Amaro, vice presidente da SEAM; fez breve pronunciamento sobre importância da engenharia e arquitetura municipal no relacionamento com os vereadores e o executivo e a seguir passou a ler o oficio nº 03/08 – SEAM/2015 (anexo) que foi entregue e protocolado na mesa, fazendo menção a lista de abaixo assinado apoiando um projeto substitutivo em forma de vencimentos. No final, e sob forte emoção, puxou um coro de “viva a engenharia e arquitetura municipal”, “viva São Paulo” e “viva o Brasil” acompanhado pela unanimidade dos presentes que se manifestaram em apoio ao teor do oficio entregue à mesa;
  • Arqto José Marinho, delegado do SASP: Apresentou os motivos pelos quais a categoria não quer o sistema de subsídio como forma de remuneração. O referido sistema não permite incorporar fatores de mérito pessoal como forma de gratificações a serem incorporadas no salário de cada um. Lembrou e lamentou que apesar do longo período percorrido durante as tratativas da mesa de negociação, os representantes do governo sempre ignoraram as alternativas apresentadas pela SEAM;
  • Arqto Victor Chinaglia, diretor do SASP: se manifestou afirmando que o Secretário Valter Correia não respeita a lei 46950/66 que estabelece o s.m. profissional pois subsídio não é salário e o PL do governo faz parte de um planejamento deliberado para acabar com a carreira de arquitetura e engenharia pública, dividir a categoria e desqualificar as entidades dos trabalhadores. O verdadeiro Projeto Brasil não é  o apresentado em Brasília mas o nosso que defende a arquitetura e engenharia pública, defesa intransigente da tecnologia nacional e  soberana . Viva o maior movimento da arquitetura e engenharia do Brasil até  a vitória!!!!!

Após esses pronunciamentos, o presidente da mesa interrompeu os demais inscritos para que o Secretário Valter Correia se manifestasse, tendo este admitido que deveria ser introduzido no PL do governo as atribuições profissionais dos engenheiros e arquitetos, alterando a denominação de “analistas” conforme disposto no item 5 do oficio lido e entregue a mesa pela SEAM.

A seguir o presidente da mesa encerrou a sessão face o adiantado da hora, mas não sem antes os colegas presentes se manifestarem eloquentemente com um sonoro coro “subsidio não”!

2

19

4
Vereador Aníbal de Freitas

22
Vereador Nelo Rodolfo

21
Vereador Alfredinho

39
Secretário da Gestão Valter Correia

12
Eng. João D’Amaro – Vice Presidente da SEAM

15

28
Arqto José Marinho, delegado do SASP

35
Arqto Victor Chinaglia, diretor do SASP