INFORMATIVO SEAM 084/2015 20 de outubro de 2015

LEMBRETE: ENCONTRO DOS ENGENHEIROS E ARQUITETOS MUNICIPAIS,
NESTA TERÇA-FEIRA DIA 27/10/2015

Data: 27 de outubro de 2015 – terça-feira

Horário: 12h00

Local: Auditório da SEAM, sito Av. Ipiranga, 318 – Bloco A, 1º andar, conj. 101 – Republica, São Paulo/SP.

Colegas, participem de mais este Encontro, evento que tem se mostrado muito produtivo e esclarecedor aos participantes e seu formato é absolutamente democrático, sério, ético e com profundo conhecimento das atividades desenvolvidas pelos nossos colegas de carreira e de suas aspirações profissionais e salariais.

________________________________________________________________

RELATO DO ENCONTRO DO DIA 20/10/2015

Encontro de Debates mostra que a categoria está unida e reafirma decisão da última Assembleia Geral

Diante do impasse das negociações salariais com a Prefeitura de São Paulo – que insiste em adotar o sistema de subsídio, mesmo diante da forte oposição da categoria – a SEAM, em parceria com o SASP, realizou um importante Encontro de Debates no dia 20 passado.
O Encontro, que lotou o auditório da SEAM, foi realizado com o objetivo de debater os novos caminhos a serem tomados em nossa campanha salarial.
Em respeito aos colegas presentes, foi adotado o formato de abrir a palavra livremente para todos que quisessem se manifestar, expondo ideias e defendendo as propostas de ação diante do momento atual.
Afinal, a contribuição de todos os nossos associados, com suas ideias, informações e anseios é fundamental para traçarmos os nossos próximos passos.

SEM MANIPULAÇÃO OU CONSTRANGIMENTO
Com esse formato de debate foi possível evitar qualquer tipo de manipulação ou constrangimentos que muitas vezes ocorrem nas situações polarizadas e tensas das grandes assembleias.
Assim, em um ambiente sereno, mais de 20 colegas expuseram suas ideias e propostas, em depoimentos que foram atentamente acompanhados por todos os presentes, permitindo uma reflexão serena e analítica sobre todas as posições ali colocadas.
Várias posições divergentes foram democraticamente debatidas, mas algumas delas foram majoritárias e conquistaram unanimidade entre os presentes. A principal delas: “Todos os colegas integrantes de nossa categoria devem ser contemplados com ganhos em qualquer projeto que a Prefeitura apresente em nossa negociação salarial”.
Outra posição majoritária foi a de que “ainda não é oportuna a realização neste momento de uma nova Assembleia Geral, sob qualquer pretexto”, muito menos induzindo a categoria a sentir-se pressionada.
Qualquer pressão, neste momento em que precisamos traçar os próximos passos com clareza, poderia nos levar a decisões equivocadas.
As propostas da SEAM e do SASP são claras: o objetivo é criar um novo horizonte profissional para a categoria e evitar escolhas precipitadas que possam atender algumas demandas imediatas, mas com sérios prejuízos para o futuro da categoria.

REJEIÇÃO TOTAL AO SUBSÍDIO
Com o apoio da maioria dos presentes, foi decidido que SEAM e SASP devem promover novas reuniões com debates e esclarecimentos.
Assim, a decisão que ainda prevalece é aquela que foi tomada na última Assembleia Geral da categoria: A REJEIÇÃO AO SISTEMA DE SUBSÍDIO APRESENTADO PELA PREFEITURA.
Essa decisão está confirmada por abaixo assinado com mais de 1000 assinaturas e foi reafirmada na histórica e vitoriosa Audiência Pública do dia 19 de setembro passado, solicitada pela SEAM na Câmara Municipal, e que contou com a presença massiva de mais de 600 colegas que se manifestaram contra o projeto do governo com uma energia jamais vista por aquela casa legislativa.
Os presentes no nosso Encontro de Debates deixaram claro que todas essas manifestações e conquistas recentes não poderiam ser esquecidas ou ignoradas.

CATEGORIA ESTÁ UNIDA
O Encontro mostrou claramente que a nossa categoria está unida e não está disposta a ser ofuscada por manobras em apoio ao projeto do governo, pondo em risco os verdadeiros interesses profissionais dos engenheiros e arquitetos e urbanistas que atuam na Prefeitura de São Paulo.
A posição da SEAM é clara: “Não tenham dúvidas, se contar com o apoio majoritário de nossa categoria, a SEAM continuará a ter uma ação firme contra essas ações divisionistas e a favor de buscarmos nossos legítimos pleitos até a vitória final. Custe e dure o tempo que for necessário.”
Após os depoimentos dos colegas, os integrantes da mesa e representantes das entidades se manifestaram sobre cada um deles e sobre as próximas ações a serem tomadas, sempre baseadas no interesse e participação da nossa categoria.
Ficou estabelecido que realizaremos outros Encontros e ações de informações antes de realizarmos Assembleia Geral.

O QUE ESTÁ EM JOGO
Na avaliação das direções da SEAM e do SASP, a preocupação é muito grande neste momento, pois estão em jogo os interesses profissionais de todos os integrantes de nossa carreira desde os iniciais, os meios, os finais e os aposentados. Afinal, todos sem exceção devem ser contemplados com ganho financeiro e benefícios.
As entidades têm muitas responsabilidades, pois o governo com seu projeto estabelece divisão e alvoroço entre nossos colegas. E isso tem que ser administrado e conduzido com muita independência, respeito, conhecimento e, sobretudo, seriedade.
A tarefa é nada fácil. Seria muito simples jogar toda essa responsabilidade no colo de nossa categoria, estabelecendo uma Assembleia com resultado que poderia não satisfazer a todos, deixando de fora parte de nossos colegas. Isso seria o mesmo que lavar as mãos e colocar a culpa na “decisão da Assembleia”.

NOVO ENCONTRO SERÁ NO DIA 27
A coordenação do Encontro informou que a próxima reunião será no dia 27/10/2015, cujo tema deverá atender a opinião majoritária dos presentes, dando-se por encerrada a presente reunião.

SERENIDADE E CALMA
Muita serenidade e calma neste momento de dificuldades para a categoria. Não podemos permitir que o oportunismo de alguns e interesses políticos, empurrem a categoria para o penhasco!
Tanto a SEAM como o SASP estão atentos a qualquer movimento contrário aos legítimos interesses profissionais da nossa categoria, composta estritamente de engenheiros e arquitetos municipais estatutários da Prefeitura de São Paulo.

VAMOS EM FRENTE, SEM ERRAR O CAMINHO. ASSIM CHEGAREMOS MELHOR!

 

 s2

s1

1 2 3 4 5 6 8 7 9 10 14 13 12 11 15 16 17 18 19 20 21 22 26 25 23 24

 ________________________________________________________________________

CURSO DE INTRODUÇÃO AS PERICIAS JUDICIAIS NA ÁREA DE ENGENHARIA CIVIL

 

DATA: 16, 18, 23 e 25 de novembro de 2015 (segundas e quartas)
HORÁRIO: 18h00 às 22h00
LOCAL: Auditório da SEAM – Av. Ipiranga 318, bloco A, cj 101 – 1º andar – Centro – São Paulo
PÚBLICO ALVO: Profissionais da área de Engenharia
INSCRIÇÕES: via E-mail – seam@seam.org.br, informar nome, RF, CPF, CREA, telefone, local de trabalho e modalidade profissional.
CARGA HORÁRIA: 16 horas

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
- Conceitos técnicos e legais de Perito e de Perito Judicial de acordo com o novo CPC.
- Conceitos de Assistentes Técnicos.
- Pericia a arte da investigação em busca da verdade.
- A Prova Técnicas e os tipos de provas em Juízo.
- Histórico.
- Estrutura de um laudo.
- Tipos de pericias em engenharia civil.
- Habilitação dos Peritos Judiciais.
- Estrutura de um Laudo.
- Laudo de Instrução.
- Laudo oficial e Manifestações dos Assistentes Técnicos.
- Formulação de quesitos.
- Impedimento do Perito.
- Laudo Nulo; Segundo Perito.
- Exemplos Práticos.
- Exercício prático para avaliação.

EQUIPE DOCENTE:
Eng. Luiz Felipe Proost de Souza.

Notas:
1) Número de vagas limitadas.
2) Critério para o preenchimento será a ordem de chegada das inscrições.
3) A confirmação da inscrição ocorrerá através de e-mail.

 

Realização                                                                                        Apoio

seam               logo-crea-sp