DATA: 13, 20, 27 de março e 03 e 10 de Abril de 2013.
HORÁRIO DAS AULAS: das 13 as 17 horas
LOCAL: Auditório da SEAM – Av. Ipiranga 318, bloco A, cj 101 – 1º andar – Centro – São Paulo
INSCRIÇÕES: via E-mail – seam@seam.org.br, informando nome, RG, CPF, CREA, telefone, local de trabalho e modalidade profissional.
PÚBLICO ALVO: Profissionais da área de Engenharia.
CARGA HORÁRIA: 20 horas
CERTIFICADO: será fornecido Certificado de Participação para os alunos com mínimo de 80% de comparecimento.
CORPO DOCENTE:
ALEXANDRE LEVIN – Procurador do Município de São Paulo; Chefe da Assessoria Jurídica da Secretaria de Serviços; Atuou como chefe da Assessoria Jurídica da Sec. Mun. de Transportes e Assessor Jurídico da Sec. Mun. das Subprefeituras; Mestre e Doutorando em Direito Público pela PUC-SP; Professor em Direito Administrativo da PUC-SP/COGEAE e da Escola Superior da Procuradoria Geral do Município de São Paulo-ESDM.

RODRIGO BRACET MIRAGAYA – Procurador do Município de São Paulo; Procurador Assessor do Procurador Geral do Município, atuando especialmente com contratação pública; Mestre em Direito do Estado pela USP; Professor da Escola Superior da Procuradoria Geral do Município de São Paulo-ESDM.

VICENTE MANOEL SIMÕES DE ALMEIDA PRADO – Engenheiro Civil da Prefeitura do Município de São Paulo; Licenciatura em Matemática, pela Faculdade Moema; Especialista em Gestão de Projetos, pelo Instituto Mauá de Tecnologia; Atuou como Diretor da Div Técnica de Orçamentos de EDIF, como Diretor da Div. Técnica de Paisagismo do Departamento de Parques; como Pregoeiro e Membro de Equipe de Apoio em licitações. Atualmente é Professor na FMU e Palestrante e Consultor Autônomo. Foi também Instrutor voluntário da Escola de Formação do Servidor Público Municipal.

OBJETIVOS:
Fornecer conhecimentos jurídicos e técnicos de engenharia para o aprimoramento dos processos de licitações e gestão de contratos;

Estimular a integração entre as áreas de Engenharia e Jurídica para aperfeiçoamento dos processos licitatórios e gestão dos contratos na administração municipal.

CONTEÚDO:
LICITAÇÕES: Conceito, noções gerais, princípios, responsabilidades, modalidades, estimativa do valor de contratação, escolha da modalidade, fracionamento de despesas, tipos, contratação direta e sistemas de registro de preço.

CONTRATOS: Conceito, noções gerais, formalização, termo de aditamento, apostila, contrato verbal, convocação para assinatura, elaboração, cláusulas necessárias, duração, serviços de natureza contínua, publicidade, execução, acompanhamento e fiscalização, subcontratação, alteração e nulidade.

TÉCNICAS DE ORÇAMENTO: Custeio por absorção e Custeio baseado em atividades, Especificação de insumos, Pesquisa de mercado, Listagem de insumos, Composições de custos unitários, Planilha de orçamento, Memorial descritivo, Cronograma de desembolso, Requisição e justificativa, Anexos do edital.

CONTROLE E FISCALIZAÇÃO DE OBRAS E SERVIÇOS: O papel do agente público; Tipos de obras e serviços de engenharia; Objetivos do acompanhamento, controle e fiscalização; Ferramentas de trabalho da fiscalização; Regimes de execução de preços; Processos de pagamentos; Programação da obra; Cronograma físico-financeiro; Softwares; Exercícios.

VAGAS LIMITADAS

Eng. Enéas José A. Campos
Presidente

Apoios

crea

 

seam