INFORMATIVO SEAM 074/2014 28 de Outubro de 2014

ENCONTRO ESTADUAL DO SASP DEBATE A VALORIZAÇÃO DA ARQUITETURA
E OS DESAFIOS DO MUNDO DO TRABALHO

sasp

O evento acontecerá nos dias 31 de outubro e 01 de novembro no Centro Universitário Belas Artes e contará com uma série de mesas que debaterão o futuro da profissão

A valorização da arquitetura e urbanismo e os desafios atuais no mundo do trabalho serão os principais temas do Encontro Estadual que será promovido pelo SASP – Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo. O evento acontece nos dias 31 de outubro e 01 de novembro, no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo – Unidade III, no Paraíso, Zona Sul da capital paulista. Poderão participar dessas discussões os profissionais em atividade no setor e os estudantes das faculdades.

O encontro tem como objetivo fazer um amplo debate sobre o contexto geral da categoria em todo o estado. Com base nessas discussões, o SASP quer buscar caminhos para valorizar a profissão em todos os segmentos que os arquitetos e urbanistas atuam na sociedade. Os tópicos de discussão foram cuidadosamente escolhidos com base nos encontros regionais promovidos pela entidade em várias cidades do estado de São Paulo.

A série de conversas foi organizada para saber, de forma local, quais são as principais dificuldades enfrentadas pelos arquitetos. Tanto os encontros regionais quanto o evento de âmbito estadual fazem parte do intenso trabalho do SASP de se aproximar cada vez mais da categoria, com ações que proporcionem melhorias nas condições de trabalho do arquiteto.

As propostas e as dificuldades obtidas nas etapas regionais serão debatidas com os participantes do Encontro Estadual. A partir de então, a categoria passará a construir alternativas que poderão ser aplicadas como forma de buscar a valorização da profissão.

“Esse é um passo importante para ampliar a representatividade dos arquitetos, principalmente junto aos profissionais do setor de fora da capital paulista”, destaca Maurilio Chiaretti, presidente do SASP. A expectativa é de que cerca de 300 pessoas participem do evento, entre arquitetos e estudantes de Arquitetura.

Como será o Encontro

O Encontro Estadual do SASP terá uma programação repleta e atividades, que tem a finalidade de debater a relação do trabalho com o setor de Arquitetura. Durante os dois dias de evento, haverá mesas de discussão que abordarão esse assunto nas quatro áreas de atuação do profissional desse segmento: serviço público, autônomo, ensino e questão de gênero.

Outro debate também abordará a questão trabalhista nesse ramo de atuação. Além disso, o SASP fará uma homenagem aos arquitetos que lutaram contra a ditadura militar, durante o fim da década de 60 e início dos anos 70.

O Encontro Estadual contará ainda com as presenças das empresas parceiras que firmaram diversos convênios com o SASP. Na ocasião, elas mostrarão as condições especiais e descontos oferecidos aos associados nas parcerias de ensino e de assistência médica. Os interessados em obter esses serviços também poderão se filiar ao sindicato durante o evento.

Ao final, o SASP também vai implantar oficialmente as quatro comissões permanentes, do serviço público, do autônomo, dos professores e da questão de gênero. Cada uma terá a missão de desenvolver propostas para melhorar as condições da profissão em sua respectiva área de atuação.

Confira a programação:

Dia 31 de outubro

19h – Abertura

Das 19h30 às 21h30

Mesa – Valorização da Arquitetura e Urbanismo e os desafios atuais do mundo do trabalho
Palestrantes:
Marcio Pochmann, economista, professor livre docente da UniCamp, ex-presidente do IPEA e atual presidente da Fundação Perseu Abramo.
Lúcia Shimbo, arquiteta e urbanista, professora do IAU-USP-São Carlos.

Dia 01 de novembro

Das 9h30 às 12h

Mesa – Arquitetos e a Ditadura: 50 anos pós golpe, lembrar para não repetir
Valeska Peres Pinto – ex-presidente do SASP e da FNA (Federação Nacional de Arquitetos e Urbanistas).
Rosa Artigas - pesquisadora de arquitetura e urbanismo, filha do arquiteto Vilanova Artigas, importante arquiteto do movimento modernista brasileiro.
Paula Vermeersch – arquiteta e urbanista, prof. da FAU – UNESP – Pres.Prudente – membro da Comissão Nacional da Verdade.

Das 13h30 às 15h30

Mesa – Arquitetura e a questão de gênero: a mulher, na arquitetura e na cidade
Silvana Rubino – cientista social, prof. do IFCH da Unicamp, possui pesquisa a respeito de arquitetas do movimento moderno, na qual vincula gênero e história da cultura.
Paula Santoro – arquiteta e urbanista, prof. da FAU-USP – possui pesquisas que relacionam a prática do planejamento urbano ao reconhecimento das desigualdades de gênero.
Telmi Adame – estudante de arquitetura e urbanismo,  articula o debate sobre gênero e opressões na FeNEA (Federação Nacional de Estudantes de Arquitetura).

Mesa – Desafios do arquiteto e urbanista como autônomo
Maurilio Ribeiro Chiaretti  -  arquiteto e urbanista, presidente do SASP. Atua há vários anos como autônomo. Pesquisador na área de planejamento urbano e mercado imobiliário.

Das 16h às 17h30

Mesa – Desafios do Arquiteto e Urbanista  Público
Jeferson Salazar – presidente da Federação Nacional de Arquitetos e Urbanistas (FNA).
Alexandre Delijaicov – arquiteto e urbanista da Prefeitura Municipal de São Paulo e prof. da FAU-USP.

Mesa – Desafios do arquiteto e urbanista como professor
Pedro Fiori Arantes – arquiteto e urbanista, professor e Pró-Reitor Adjunto de Planejamento da UNIFESP.
Vitor Halfen – estudante de arquitetura e urbanismo, presidente da FeNEA (Federação Nacional de Estudantes de Arquitetura).

Serviço
Encontro Estadual dos Arquitetos do SASP
Quando: dias 31 de outubro e 01 de novembro
Local: Centro Universitário Belas Artes de São Paulo – Unidade III
Endereço: Rua Antônio Coelho, 879, Paraíso, São Paulo – SP
Informações: (11) 3229-7989

Ficha de Inscrição Online