INFORMATIVO SEAM 087/2014 05 de Dezembro de 2014

 

CAMPANHA SALARIAL

Estamos nos aproximando de decisões do Legislativo e do Executivo que terão grande influencia em nossas vidas profissionais, pois nas próximas semanas deverão entrar em votação vários projetos de leis na Câmara Municipal de São Paulo dentre eles aquele que mais nos atinge que é o PL 312/2014 que reestrutura as carreiras de nível superior em forma de subsídio.

Por iniciativa da vereadora Juliana Cardoso e com a concordância do líder do Governo ver. Arselino Tatto, foi apresentado e aprovado na CCJ um substitutivo que retira nossas carreiras desse PL 312/2014 e agora já consta da Pauta do Plenário para ser votado. Este substitutivo esta dentro de nossos planos, agora é lutarmos pelo nosso projeto exclusivo.

Consta também na Pauta do Plenário o PLO 03/2014 que trata de estabelecer a forma de subsídio para remuneração do servidor municipal, matéria que o Governo tem todo o interesse.

Para entendimento do plano e da estratégia que adotamos, a SEAM tem as seguintes metas a serem cumpridas:

  1. Esta semana que passou, exercemos uma intensa atividade politica, estabelecendo contato com os vereadores que estão nos apoiando;
  2. Diferente desta semana em que sabíamos que nada seria votado no Plenário da Câmara, nas próximas duas semanas poderão entrar em votação os PL’s  312/2014 e o PLO 03/2014, portanto devemos ficar mobilizados e acompanhar todos os movimentos do executivo e do legislativo;
  3. Estamos forçando o Governo a negociar e enviar a Câmara nosso PL exclusivo;
  4. A SEAM/SASP/SEESP, deverão realizar Assembleia Geral após o dia 10/12/2014 assim que obtivermos elementos para deliberação;
  5. Consulte diariamente nossos informativos, serão divulgadas as informações, as mobilizações, as reuniões, as votações e as pautas do plenário e demais noticias de interesse de nossa categoria. Nossos associados recebem os informativos via e-mail os quais são postados em nosso site www.seam.org.br para ciência de toda a categoria. As autenticidades desses informes tem a responsabilidade e seriedade institucional da SEAM, portanto ausentes de bazófia, jactância e vaidades, que podem  induzir  nossos colegas a eventuais frustrações e desilusões.


Esclarecimentos das ações:

Nosso caminho esta traçado com os vereadores que estão nos ajudando e contando com a mobilização de nossa categoria e com a colaboração do SASP e do SEESP.

As entidades que estão nos representando, devem ter uma postura sóbria, responsável e madura, não é momento para comemoração, auto promoção etc., os objetivos a serem alcançados não são os interesses das entidades ou das pessoas que estão nos liderando, o único objetivo que importa neste momento são exclusivamente os interesses salariais de nossas categorias de engenheiros, arquitetos e agrônomos municipais e como vamos atuar para conseguirmos nossos pleitos.

O grau de nossas reivindicações transcende a simples reposição salarial, estamos buscando algo muito superior que é uma reestruturação que contemple nossa especificidade profissional e nossa dignidade salarial e como o salto a ser dado é enorme, não será simplesmente uma negociação sindical aos moldes celetista que vai nos ajudar, mesmo porque somos estatutários da área pública, onde não há amparo na CLT, portanto sem as prerrogativas que tem os sindicatos para negociar.

Nossas reivindicações se baseiam exclusivamente em negociações com o executivo e legislativo, dependendo de aprovação de leis que regem a matéria. É um caminho muito mais árduo do que na CLT, pois neste caso quando não há entendimento entre patrão e empregados, vai para dissidio julgado em juízo, que não é o nosso caso.

Nossa força é a mobilização de nossa categoria, de apoio politico e de pessoas comprometidas com nossas causas e profissões, com conhecimento e experiência em negociar com o Governo e na obtenção de apoio politico.

Portanto nossa categoria de engenheiros, arquitetos e agrônomos é composta na sua maioria por lideres e por colegas com alto grau de discernimento e entendimento, não somos conduzidos, conduzimos, parafraseando no plural, “NON DVCOR DVCO” que é o lema de nossa bandeira paulistana que tanto nos honra.