CURSO: AVALIAÇÕES, DESAPROPRIAÇÕES E PERÍCIAS

DATAS: 09,16, 23 e 30 de Outubro e 06 e 13 de Novembro (quartas-feiras)
HORÁRIO: 13:30hs as 17:30hs
LOCAL: Auditório da SEAM – Av. Ipiranga 318, bloco A, cj 101 – 1º andar – Centro – São Paulo
INSCRIÇÕES: via e-mail – seam@seam.org.br, informando nome, RG, CPF, CREA, RF, telefone, local de trabalho e modalidade profissional.
PÚBLICO ALVO: Profissionais da área de Engenharia.
CARGA HORÁRIA: 24 horas

CORPO DOCENTE:

JOSÉ FIKER
Doutor em Semiótica e Lingüística Geral (com ênfase em Laudos Periciais) pela USP registrado no CREA. Engenheiro civil, advogado e administrador de empresas, com longa folha de serviços prestados ao Metrô de São Paulo, Caixa Econômica Federal, Banespa, Eletropaulo, EMURB, entre outras. Foi fundador e primeiro presidente da Câmara de Valores do IBAPE – Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias do Instituto de Engenharia, perito dos Tribunais de Alçada e Justiça. Coordenador da Divisão de Avaliações e Perícias do Instituto de Engenharia, graduado em Português, Latim e Linguística, foi professor e coordenador do curso de Pós-Graduação em Avaliações e Perícias de Engenharia da FAAP – Fundação Armando Álvares Penteado (Engenharia Legal e Técnica de Redação de Laudos), Assessor Jurídico da Diretoria do IBAPE NACIONAL. É Diretor Presidente da EMBRAVAL – Empresa Brasileira de Avaliações S/C Ltda. Colabora nas comissões de normas de avaliações de imóveis da ABNT. Colaborou nas comissões de normas de avaliações do IBAPE / SP e dos Peritos Judiciais, tendo ministrado a maioria dos cursos de avaliações de imóveis do IBAPE / SP e do CREA, da Câmara de Arquitetos e Consultores, da Academia de Engenharia e Arquitetura, do Instituto de Engenharia. Coordenou e ministrou cursos na área de pós-graduação em: Cuiabá, Manaus, Belém, Teresina, Maceió, Natal, Recife, Aracaju, Vila Velha, Vitória, Salvador, Goiânia, Florianópolis, Londrina, e Maringá. É autor dos livros Manual de Redação de Laudos, Avaliação de Imóveis Urbanos e A Perícia Judicial (este último em co – autoria com o Engº Joaquim da Rocha Medeiros), Manual Prático de Avaliações e Perícias de Engenharia, todos da Editora Pini. Manual Prático de Direito das Construções, Linguagem do Laudo Pericial e Perícias e Avaliações Fundamentos Práticos, todos da Editora Leud – Livraria Editora Universitária de Direito. O livro Linguagem do Laudo Pericial é originário da tese de Doutorado e do Melhor Trabalho do ano em colaboração com a classe do Instituto de Engenharia de 2004 e 2011, Medalha de Ouro. Pós-Graduado em Avaliações e Perícias de Engenharia. Colaborou e participou de comissões técnicas em inúmeros congressos de avaliações e perícias. Atualmente, coordena e ministra 3 cursos de pós-graduação promovidos pelo INBEC em convênio com a UNIP e UNICID.

LUIZ PAULO ORELLI BERNARDI
Engenheiro Civil, Bacharel em Administração de Empresas e Direito. Especialista em Perícia de Engenharia e Avaliações pela Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP. Pós-graduado em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas – FGV. Mestre pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas dos Estado de São Paulo IPT/USP. Palestrante e docente da Universidade Secovi, sendo credenciado como conferencista licenciado pela ABR – Accredited Buyer´s Representative dos Estados Unidos da América. Docente do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia – IBAPE, atuando como perito judicial em São Paulo desde 1995, pela 1ª vara de registros públicos do Fórum João Mendes da Comarca de São Paulo.

SABRINA RODRIGUES SANTOS
Bacharel em Direito pela Universidade Mackenzie(1992), Mestre em Integração da América Latina pelo Programa de Pós-graduação em Integração da América Latina – PROLAM – USP(1999), especialista em Direito Tributário(2003) e Direito Informático(2009). É advogada e atua nas áreas preventiva e contenciosa, é Presidente da Comissão de Responsabilidade Social da OAB/SP(2007-2009) e Diretora do Comitê de Responsabilidade Social – CORES- FIESP(2007-2010). Autora do Livro Perícia Forense em Sistemas Informatizados(Ed. Delfos,2011).
VICTOR HUGO PEREIRA GONÇALVES
Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUCSP(2004), em História pela Universidade de São Paulo – USP(2005), Professor da FATEC Carapicuíba em Direito Empresarial(2006-2008). Pesquisador do grupo de Perícia Forense em Sistemas Informatizados do CNPQ. Vice Presidente da Comissão de Responsabilidade Social da OAB/SP(2006-2008). Mestre em Direitos Humanos pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP).

OBJETIVOS:
Fornecer conhecimentos, teóricos e práticos, para a realização de avaliações e perícias de engenharia

CONTEÚDO:
1. AVALIAÇÕES;
Avaliação de Terreno; Avaliação de Construções; Avaliação de Imóveis.

2. DIREITO E ENGENHARIA LEGAL;
Desenvolvimento de um processo; Tipos de ações que envolvem perícia;Direito de vizinhança; Código de defesa do consumidor; Contratos;Mediação e Arbitragem

3. PERÍCIAS EM POSSE E DOMÍNIO;
Princípios basilares do Direito Registral Brasileiro; Ações Possessorias e Dominiais. Estudo de caso prático.

4. PERÍCIA FORENSE EM SISTEMAS INFORMATIZADOS.
Aspectos Teóricos: conceitos de documento eletrônico, forense computacional e ilícitos e delitos informáticos, privacidade nos sistemas integrados (internet e intranet); e Aspectos Práticos: documentos eletrônicos, segurança da informação, momentos colheita da prova e realização da perícia. Estudos de casos.

crea

seam