INFORMATIVO SEAM 029/2015 28 de Abril de 2015

ENCONTRO DOS ENGENHEIROS E ARQUITETOS MUNICIPAIS
TERÇA-FEIRA DIA 28/04/2015 – AUDITÓRIO DA SEAM

Realizou-se nesta terça-feira dia 28, mais um encontro dos engenheiros e arquitetos municipais para discussão e esclarecimentos sobre as negociações salariais com o Governo, onde os colegas lotaram o Auditório da SEAM.

A reunião foi aberta com esclarecimentos pelo vice presidente da SEAM, eng. D’Amaro, sobre a reunião do dia 27 com o Governo e sobre as estratégias que estão sendo adotadas na mesa de negociação:

Estratégia:

1. Exigimos que o processo de migração constante da proposta do Governo atenda o critério de tempo na carreira e não como foi apresentado, nível a nível, ex: quem está no S10 vai para o EA10 mesmo que tenha tempo para acessar níveis superiores ou mesmo o final de carreira;
2. Exigimos flexibilizar a barreira do EA13, pois somente poderão acessar os níveis EA14, quem tiver mais de 2 anos no nível S13 e nos níveis 15,16 e 17, neste caso os aposentados nunca poderão acessar e quem está no final de carreira na ativa volta para trás e só poderá acessar o ultimo nível daqui a seis anos. Consideramos este critério inadmissível;
3. Quanto a questão dos valores apresentados pelo Governo, deverá ser discutida após a solução dos itens anteriores.

Consideramos que para a continuidade das negociações esses dois pontos devam ser reformulados pelo Governo, pois da forma como está, causa prejuízo para grande parte de nossa categoria, principalmente quem se encontra enquadrado no QPDU, os finais de carreira e os aposentados. Não podemos aceitar uma reestruturação que não contemple a toda a categoria.

A seguir o arquiteto Marinho e o arquiteto Breno, delegados do SASP, expuseram e esclareceram as planilhas apresentadas pelo Governo, com a demonstração dos quantitativos por cada padrão, esclarecendo a disparidade percentual de ganhos entre os níveis e principalmente a quantidade de colegas que não teriam nenhum ganho e neste caso encontram-se grande parte de nossa categoria do meio e final de carreira e os aposentados.

A seguir foi aberta a palavra a todos os presentes que se manifestaram sobre a proposta do governo e sobre as estratégias que deveriam ser adotadas, oferecendo grande suporte e subsídios para os representantes das entidades que estão negociando com o Governo.

Fechando a reunião, os diretores da SEAM, Enéas e D’Amaro e do SASP, Victor Chinaglia, se manifestaram que deve haver a unidade de nossa categoria e de nossas entidades em torno de uma única proposta que contemple toda a categoria.

Agenda:
• Hoje a SEAM e o SASP, foram a Câmara solicitar apoio a nossas reivindicações;
• Hoje a SEAM e o SASP participaram da mobilização das entidades municipais pela mudança da lei salarial 13.303/2002 (0,01%);
• Amanhã QUARTA-FEIRA DIA 29/04/2015, haverá nova rodada de negociação com o Governo;
• Terça-feira dia 05/05/2015 às 12:00 horas novo encontro com engenheiros e arquitetos no Auditório da SEAM.

Comentário: Colegas, este encontro foi muito produtivo, pois integra nossa categoria com os negociadores que nos representam, apresentando novas ideias ou realinhando nossas estratégias e principalmente com a presença maciça, revigoram nossas forças para continuarmos nesta batalha, pois a luta é de todos nós e unicamente pelos interesses profissionais de nossa categoria. Embora ainda a proposta do Governo está aquém de nossas pretensões, não vamos esmorecer, continuemos firmes e em marcha batida em busca de nossos objetivos.

1

2

3

4