INFORMATIVO SEAM 036/2015 27 de Maio de 2015

ENCONTRO DOS ENGENHEIROS E ARQUITETOS MUNICIPAIS
REALIZADO NESTA TERÇA-FEIRA DIA 26/05/2015

Foi realizado o 4º Encontro dos Engenheiros e Arquitetos Municipais no Auditório da SEAM, promovido pela SEAM/SASP, para debatermos sobre a Campanha Salarial 2015.

O Tema principal seria a discussão da minuta do protocolo das negociações que deveria ser encaminhado pelo Governo na segunda-feira dia 25/05/2015 e que até o final do Encontro nada foi entregue.

A reunião teve início com os devidos esclarecimentos apresentados pelos componentes da mesa diretora e a seguir os presentes puderam se manifestar livremente e democraticamente, expondo suas opiniões e sugestões, contribuindo desta forma para com a reunião e para com os representantes das entidades que negociam com o Governo no encaminhamento da melhor solução para o andamento das negociações.

Inúmeros colegas se manifestaram, do inicial, do meio e do final de carreira, demonstrando alto grau de entendimento e de responsabilidade diante da atual situação.

Os representantes da SEAM, esclareceram que nossa entidade defende toda a categoria como um todo, não pode ignorar nenhum segmento, entendendo que de alguma forma os iniciais de carreira já estão contemplados na negociação com os 8,5 salários, conforme pleito inicial da SEAM, entretanto isso é só uma parte de nosso pleito aprovado em Assembleia, ou seja, rejeição ao subsidio, migração por tempo de serviço e paridade dos aposentados, respeitando-se a condição de final de carreira. Esclareceram também que há necessidade de conhecermos o projeto completo e do texto do Protocolo para podermos ter clareza do que pretendemos aceitar ou não e nada disso nos foi entregue até esta data. Seria leviano por parte da Diretoria da SEAM induzir a categoria a um eventual prejuízo, pois só apresentação de uma tabela não é base para deliberarmos. Como é possível que exista colegas com 25 anos de serviço poder chegar ao final da carreira enquanto alguns terão que trabalhar 40 anos para chegar neste mesmo final e pior, outros nunca conseguirão lá chegar!!! É isso que estão propondo. A SEAM tem muita firmeza e equilíbrio neste momento, não vamos entrar em uma aventura, temos várias alternativas políticas e o trabalho deve continuar. Nas negociações o Governo afirmou que o projeto que vier a ser aprovado será valido a partir de 1º de maio de 2015.

No encerramento da reunião o presidente da SEAM afirmou que a SEAM não irá assinar o acordo pelos seguintes motivos:

  1. Temos deliberação de Assembleia em rejeitar o subsidio, portanto não temos autorização para aceitar propostas em contrário;
  2. Não recebemos projeto completo ou texto de Protocolo para realizarmos nova Assembleia Geral que embase uma pauta para ser deliberada;
  3. Estrategicamente, se firmássemos o acordo proposto pelo Governo na forma de uma simples tabela, sem respeitar a migração por tempo de serviço e a paridade dos aposentados, nossa posição diante da Câmara e do Judiciário ficaria enfraquecida.

Esta posição foi acompanhada pelo SASP e apoiada por esmagadora maioria dos presentes, dando o respaldo necessário para a que a SEAM e o SASP, continuem neste caminho, embasado no profissionalismo, na ética e no compromisso exclusivo com nossa categoria.

Lembramos aos colegas que estão no início da carreira sobre que está acordado nas negociações, 8,5 salários no padrão inicial da carreira. O Governo afirmou que a data inicial de validade do projeto aprovado será a partir de 1º de maio de 2015, entretanto temos que lutar pelo restante de nossos pleitos para contemplar a toda a categoria.

Nota: Até o fechamento deste informativo, não recebemos a minuta de Protocolo do Acordo das Negociações e a proposta completa do Governo, motivo pelo qual não há elementos formais para realizar nova Assembleia deliberativa., desta forma prevalece as decisões da ultima Assembleia Geral.

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10