INFORMATIVO SEAM 037/2015 28 de Maio de 2015

CAMPANHA SALARIAL 2015

Mais uma vez o Governo desmarca reunião com as entidades que representam nossa categoria na Mesa Setorial de Negociação, que deveria ocorrer hoje às 11:00 horas.

O motivo alegado pelos representantes do Governo foi de não terem terminado os estudos que estavam fazendo para nos entregar!!!

Comentário: Colegas, é difícil negociar com a parte que não tem intenção em nos prestigiar ou em reconhecer nosso valor, como demonstra este caso. A SEAM com sua experiência nessas tratativas, identifica nas proposituras, um critério eminentemente financeiro, ou seja, foi estabelecido um valor global para nos atender como a história do cobertor curto, você cobre os pés e descobre a parte de cima e assim por diante… Reside neste fato o maior problema em atender nossos pleitos, pois só uma parte da categoria está sendo contemplada, enquanto outra parte não, isto é inadmissível em um projeto de reestruturação profissional onde tem que ser levado em conta o tempo de serviço, a paridade dos aposentados e o estimulo a carreira. Vejam só, tem colegas que poderão chegar ao final da carreira em 25 anos e outros só em 40 anos ou mais, e pior, os aposentados nunca irão chegar.

PARA A SEAM, ENQUANTO TODOS OS COLEGAS INTEGRANTES DA NOSSA CARREIRA NÃO FOREM CONTEMPLADOS DE ACORDO COM NOSSA ASSEMBLEIA GERAL, ESTE PROJETO DO GOVERNO NÃO SERÁ ACEITO.

 

Você sabe o motivo pelo qual querem impor o sistema de subsidio? Então vamos dar nossa visão:

O projeto de subsídio do Governo, em nosso entendimento, se baseia exclusivamente em critérios financeiros e no atual sistema de vencimentos não teria como manipular os valores dos padrões, pois neste caso há um critério de crescimento na carreira com percentuais constantes, respeito ao tempo na carreira e paridade dos aposentados. No sistema de subsídio podem fazer conta de chegada, com diferenciais entre os níveis não constantes, não obedecem o tempo na carreira para o enquadramento, cortam no meio o final de carreira e burlam a Constituição na questão da paridade quando os que estão no final voltam para o meio da carreira, tudo isso para manter o custo global da tabela que propõem em forma de subsídio. Portanto, no plano do Governo não é fundamental o subsídio, pois várias carreiras as reestruturações estão propostas pelo Governo no sistema de vencimentos, inclusive já enviaram o PL 249/2015 nestes termos para Câmara Municipal.   Indagamos ao Governo, por que querem nos impor o subsídio e para estas carreiras não. Resposta: Essas carreiras já estavam pleiteando antes dos Engenheiros e Arquitetos. Argumento da SEAM: temos o protocolo das Negociações de 10/05/2013 (anexo) onde em sua Clausula Nona, já estava agendado que a reestruturação do NS na qual nossa carreira estava inserida, nossas negociações seriam antes dessas carreiras aquinhoadas com a manutenção do sistema de vencimentos, portanto não cabe este argumento do Governo demonstrando que o subsídio é plano de Governo, mas sim um plano financeiro, onde através, de conta de chegada, mantem-se o custo global que o Governo quer.

A SEAM está preparando um estudo de impacto financeiro tanto da proposta apresentada pelo Governo, quanto da proposta apresentada por nós e lá comprovaremos que a diferença é irrisória, para atender a todos, diante do Orçamento Municipal, onde temos a certeza que a assessoria do Prefeito não o esclareceu devidamente, pois não tem cabimento esta verdadeira guerra entre o Governo e nossa categoria por causa deste custo financeiro e é neste sentido que iremos atuar diretamente junto ao Prefeito.

As entidades que nos representam não podem compactuar com a divisão de nossa categoria na medida em que enaltecem algum avanço na proposta do Governo, como se fosse uma vitória. Insistimos a SEAM não aceita e não valoriza esta ideia, pois todos nossos colegas tem que ser respeitados e inseridos no ganho em que parte da categoria já alcançou.

A SEAM seria a entidade que mais poderia enaltecer o pleito de 8,5 salários, pois cabe exclusivamente a ela a autoria  desta proposta colocada em 2013 na Mesa de Negociação, porém não estamos buscando valorizar a entidade ou enaltece-la, a SEAM é nossa instituição há 78 anos e está a nosso serviço, o que buscamos é conseguir todo o pleito aprovado em nossa Assembleia Geral, com dignidade, seriedade e sobretudo visando a preservação da integridade de nossa carreira, única forma de preservarmos nosso futuro e isso só conseguiremos se todos forem contemplados com nossas conquistas.

_____________________________________________________________________

ENCONTRO DOS ENGENHEIROS E ARQUITETOS MUNICIPAIS

DATA: 02/06/2015 – terça-feira
HORÁRIO: 12:00 horas
LOCAL:  Auditório da SEAM, sito Av. Ipiranga, 318 – Bloco A, 1º andar, conj. 101 – Republica, São Paulo/SP.